ACADÊMICOS DO LEGISLATIVO
- Rodrigo Viudes
- 5 de mar.
- 3 min de leitura
Comissão de frente governista abre alas de legislatura com enredo de harmonia com Executivo sem fantasia. Bacharéis em Direito são maioria no bloco dos parlamentares. Confira o samba-enredo da galeria da Câmara Municipal

O Carnaval terminou nesta terça-feira (4), segundo o calendário, mas os vereadores e vereadoras da 21ª Legislatura da Câmara Municipal de Marília ainda terão pela frente uma longa passarela de notas marcadas até a dispersão de seus mandatos, em 2028.
Com ampla comissão de frente governista, os acadêmicos do Legislativo desfilarão em harmonia com o Executivo, aplumados pela fantasia da atuação parlamentar, na ‘Sapucaí’ da vereança de Marília.
Presidente de honra, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), formou sua nova agremiação legislativa a partir dos doze que as urnas lhe entregaram nos ensaios públicos de governo, em outubro de 2024.

Desta linha de frente foram escolhidos o presidente, Danilo da Saúde (PSDB), e o intérprete do samba do novo governo, Marcos Custódio (PSDB) – este último, em sintonia com o 'carnavalesco', o vice-prefeito e ex-vereador Rogerinho (PP).

Elio Ajeka (PP), Professor Galdino da Unimar (Cidadania), Rossana Camacho (PSD), Thiaguinho (PP), Vania Ramos (Republicanos) e Wellington Batata (PP) completam a primeira ala da escola legislativa de Vinicius.
Os demais também entraram no samba, ainda que sob o compasso do contramestre de bateria, Abelardo Camarinha (Podemos): Chico do Açougue (Avante), Fabiana Camarinha (Podemos), João do Bar (PSD)e Mauro Cruz (Solidariedade).

Embora entre os 12, Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) foi relegado à velha guarda. Do Unidos de Daniel Alonso (PL), Vinicius trouxe para seu ziriguidum administrativo a reeleita Professora Daniela (PL), Guilherme Burcão (DC) e Wilson Damasceno (PL).
Restou ao agente federal Junior Féfin (União Brasil) a função de intérprete do samba do novo governo. A depender de como desenrolar o enredo, ele pode ser o primeiro a desafinar na pista do Legislativo.

BLOCO DOS PARLAMENTARES
O amplo domínio de maioria se repete entre os vereadores que compõe a ala dos bacharéis e tecnólogos. Dos 17, 14 têm diploma de ensino superior. As exceções são os comerciantes Chico do Açougue e João do Bar e o agente de vigilância patrimonial Mauro Cruz.
Entre os graduados, o bloco do Direito é o maior. São seis advogados nesta legislatura: Junior Féfin, Marcos Custódio, Professor Galdino da Unimar, Rossana Camacho, Wellington Batata e Wilson Damasceno.
Danilo da Saúde (Comunicação Social), Elio Ajeka (Odontologia), Fabiana Camarinha (Serviço Social), Guilherme Burcão (Gestão Pública), Luiz Eduardo Nardi (Engenharia Civil), Professora Daniela (Pedagogia), Thiaguinho (Gestão de Negócios) e Vania Ramos (Gestão Pública) completam o bloco dos graduados.

Também há ampla maioria entre dos diplomados de primeiro mandato. São dez os novos passistas do Legislativo. À frente estão Nardi e Custódio, com cinco, cada um; além de Damasceno (4), Danilo (3), Daniela (3), Vania (2), Élio (2), João do Bar (2) e Féfin (2).
SAMBA-ENREDO DA GALERIA
Ainda em clima de Carnaval, o Blog do Rodrigo homenageia aquele que sempre garante sua ausência na Câmara Municipal: o cidadão da galeria – a ala dos “gatos pingados” do Legislativo de Marília.
Segue abaixo a letra completa, inspirada no samba-enredo ‘Peguei um Ita no Norte’ (‘Explode Coração Na Maior Felicidade’), da Acadêmicos do Salgueiro, campeã de 1993 no desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro.
Que esnobe cidadão
Lava as mãos / que sacanagem!
É isso o ano inteiro
Some primeiro pra depois cobrar vantagem!
Não vou eu (nem se pedir lá vou eu)
Não quero encarar uma sessão
Eu trabalho o dia inteiro
Tenho que ganhar dinheiro
Alguém me paga para ir lá?
Um dia eu passo, quem sabe
Talvez eu goste dali
Nem onde fica, eu não sei, já desisti
Mas se houver muita pompa, eu vou
Sessão solene não conta, amor
O povo que pague a conta / da vaidade
Serei o novo cidadão dessa cidade!
Eu já votei / O que faço?
Sou gato pingado / na galeria
Vou quando me interessa
Se não vota eu protesto / na gritaria
Nem se eu não chegar primeiro
O meu assento / já está livre, é normal
O vazio da galeria / só enche na hipocrisia
Do período eleitoral
Que esnobe cidadão
Lava as mãos / que sacanagem!
É isso o ano inteiro
Some primeiro pra depois cobrar vantagem!
Comentários