top of page
Foto do escritorRodrigo Viudes

FORMATURA ELEITORAL

Maioria de veteranos é diplomada pela vitória nas urnas antes de iniciar faculdade de mandatos. Escola abelardiana mantém cadeiras nos cursos políticos dos poderes Legislativo e Executivo de Marília. Confira a lista completa da nova turma de eleitos e suplentes


Diploma das urnas:
Diplomação das urnas: eleitos ainda iniciarão curso de mandados no Executivo e no Legislativo de Marília

A manhã de quarta-feira (18) foi de formatura no anfiteatro “Professora Filomena Ottaiano Losasso” da reitoria da Universidade de Marília (Unimar) para os eleitos nas urnas de outubro para o Executivo e Legislativo de Marília.

Como que numa colação de grau às avessas, prefeito, vice e vereadores congratulados pelos votos dos eleitores receberam os diplomas oferecidos pela Justiça Eleitoral de Marília antes do curso dos próximos quatro anos de faculdade política.

Dentre os 19 que subiram ao palco do ato público, a maioria é de veteranos nas urnas. A começar pelo prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB), que chegou ao sétimo diploma, somados um de prefeito (2013-2016) e cinco de deputado estadual.


Mais um para coleção: Vinícius recebeu o sétimo diploma de sua carreira política
Mais um para a coleção: Vinicius recebeu o sétimo diploma de sua carreira política de mais de duas décadas

Entre os vereadores eleitos, Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) segue como decano do Legislativo em seu 5º mandato como vereador – o quarto consecutivo –, além de ter sido vice-prefeito de Marília (2005-2008).

De volta à Câmara Municipal, Delegado Damasceno (PL) exercerá seu 4º mandato como vereador. Cotado para ser o presidente do biênio 2025-2026, Danilo da Saúde (PSDB) vai entrar na 3ª legislatura seguida, a exemplo de Professora Daniela (PL).


Eleito vice-prefeito depois de sua primeira vitória nas urnas como vereador, Rogerinho (PP) vai para o segundo mandato. Agente federal Junior Féfin (União Brasil), Elio Ajeka (PP), João do Bar (PSD) e Vânia Ramos também foram reeleitos pela 1ª vez.

Os calouros do diploma eleitoral são Batata Corredato (PP), Chico do Açougue (Avante), Delegada Rossana Camacho (PSD), Fabiana Camarinha (Podemos), Guilherme Bks Burcão (DC), Mauro Cruz (Solidariedade), Professor Galdino da Unimar (Cidadania) e Thiaguinho (PP).

 

ESCOLA ABELARDIANA

A diplomação lotou o principal anfiteatro da Unimar. Aos eleitos foram reservados os primeiros lugares, nas cadeiras centrais, para agilizar o deslocamento até o palco por entre os jornalistas e assessores que se amontoaram por ali.

Os 19 diplomados preencheram quase três fileiras. Na última, sentou-se um dos mais antigos veteranos da política mariliense, o ex-prefeito por três vezes, ex-deputado estadual e federal e ex-vereador, Abelardo Camarinha (Podemos).


Nas fileiras do poder: Abelardo (no destaque) completou assentou-se na mesma linha dos eleitos
Mesmo sem mandato desde 2019 e com direitos políticos suspensos desde sua derrota à prefeitura de Marília, em 2020, Abelardo segue na influente formação de novas figuras políticas há décadas.

A principal, do próprio filho, Vinicius Camarinha (PSDB), lançado em 2022 à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde acumulou 20 anos de mandatos e, agora, de sua esposa, Fabiana Camarinha (Podemos).

Que, aliás, chega à sua primeira legislatura como parlamentar mais votada da história de Marília, com 4.281 votos – no Executivo, o recorde é de Abelardo, com 64.318 votos – ante os últimos 62.050 de Vinicius, o 2º da lista.

 

CASOS DE FAMÍLIA

A eleição de Fabiana reconectou o velho Camarinha aos dois poderes municipais. De volta às origens de sua carreira política na vereança, exercerá presença, pelos atos e palavras da madrasta do prefeito eleito.

Com cargo terceirizado no plenário, Abelardo atingirá o Executivo, não poupando o filho, de quem perdeu ascensão política, tocando nas feridas do poder, seja por meios camarários ou de comunicação, instigando seu ainda farto reduto eleitoral.

Ainda agora que o próximo governo nem começou, o ex-prefeito já tem dado demonstrações públicas de como deverá de comportar às decisões do filho. Vide, por exemplo, o que fez nesta quinta (19), na apresentação do secretariado.


Presença de Abelardo: ex-prefeito acompanhou de perto apresentação de secretariado | Foto: Divulgação

Anunciado como representante de uma rádio local, Abelardo interrompeu uma sequência de declarações solicitadas pelo editor deste blog aos secretários para focar em apenas um, Rafael Rastelli Barbosa.

Como que em um interrogatório, o ex-prefeito bombardeou o futuro responsável pelas finanças do município acerca da disponibilidade de recursos para o pagamento da folha dos servidores ante o déficit apresentado.

Vinícius interveio. Defendeu o secretário do pai – “Camarinha, nós convidamos o secretário há uma semana” – lembrou que o pagamento ou não depende da atual gestão e, sem mais delongas, encerrou a coletiva.



A forma de tratamento entre os Camarinhas pai e filho tem sido restrita aos protocolos há anos. Na diplomação dos eleitos, na véspera, Vinicius reagiu apenas tocando uma palma na outra quando a presença de Abelardo foi anunciada.

Ao subir no palco, Vinicius abraçou a esposa, a mãe, a avó e uma tia que estavam sentadas à sua direita. Abelardo acompanhou a tudo, distante inclusive da esposa vereadora, assentada à sua frente e à esquerda da futura chefia do Executivo.

 

DIPLOMADOS

Confira abaixo a relação completa dos 19 que receberam diploma eleitoral com suas respectivas votações

 

EXECUTIVO

·         Prefeito: Vinícius Camarinha (PSDB) | Vice-prefeito: Rogerinho (PP): 62.050 votos

 

LEGISLATIVO

·         Fabiana Camarinha (Podemos): 4.281

·         Guilherme Bks Burcão (DC): 3.420

·         Agente federal Junior Féfin (União Brasil): 2.657

·         Danilo da Saúde (PSDB): 2.409

·         Engenheiro Nardi (Cidadania): 2.070

·         Thiaguinho (PP): 2.042

·         Elio Ajeka (PP): 1.974

·         Vania Ramos (Republicanos): 1.945

·         Professora Daniela (PL): 1.875

·         Marcos Custódio (PSDB): 1.800

·         Professor Galdino da Unimar (Cidadania): 1.752

·         Delegado Damasceno (PL): 1.621

·         João do Bar (PSD): 1.553

·         Delegada Rossana Camacho (PSD): 1.436

·         Batata Corredato (PP): 1.411

·         Chico do Açougue (Avante): 1.294

·         Mauro Cruz (Solidariedade): 1.146

 

SUPLENTES

Veja abaixo quem são os primeiros suplentes de cada legenda na próxima legislatura:

 

·         Cícero do Ceasa (PL): 1.377

·         José Carlos Albuquerque (Podemos): 1.291

·         Joel Rocha (PP): 1.279

·         Rodrigo de Oliveira (Avante): 1.258

·         De Maradona (Avante): 1.149

·         Paulo Alves (PSDB): 1.140

·         Samuel da Farmácia (Solidariedade): 1.113

·         Marcos Rezende (PRD): 1.050

·         Fernandão do Guincho (União Brasil): 795

·         Miltinho Enfermeiro (Republicanos): 735

·         Guilherme Moraes (DC): 687



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page